JBS USA foi a primeira empresa de carne bovina dos Estados Unidos a obter reconhecimento em toda a nossa cadeia de fornecimento nos segmentos de bezerros, criadouros/finalizadores e processamento pelo US Beef Industry Sustainability Framework, que é amplamente adotado em toda a indústria e descreve as principais áreas de sustentabilidade e melhoria em toda a cadeia de valor da carne bovina dos Estados Unidos.
É composto por indicadores de alta prioridade, métricas específicas do setor e diretrizes de avaliação de sustentabilidade.
Anualmente, a Pilgrim’s Mexico realiza workshops com seus fornecedores atuais e potenciais em categorias estratégicas, uma oportunidade para atualizá-los sobre as atividades da empresa, projeções de demanda e o desenvolvimento de novos projetos na Pilgrim’s. Também são abordados tópicos de alta relevância para ambas as partes, incluindo a sustentabilidade. Nesses encontros, são definidos projetos que reúnem diversos departamentos da Pilgrim’s em torno de objetivos comuns, inclusive o compromisso da empresa de se tonar Net Zero até 2040.
Entre os tópicos discutidos nesses workshops em 2022, destacam-se: aquisição de soja de baixo custo e produzida de forma responsável para a marca Del Día da empresa; implantação de novas instalações próximas às unidades de processamento da Pilgrim’s para fornecer ingredientes; além das futuras mudanças nos requisitos para embalagens. Além disso, a diretoria global da Pilgrim’s participou de um dos workshops em 2022. Fruto do encontro, um dos fornecedores mexicanos participantes passou a atender às unidades da empresa globalmente.
A Friboi e a Seara possuem ainda dois programas transmitidos pelo Canal Rural com conteúdo voltado aos pecuaristas e produtores integrados. O Giro do Boi é um programa jornalístico que aborda temas referentes à pecuária de corte em diversas regiões do país, com destaque para cotações de mercado do boi gordo.
Já Ligados & Integrados é focado em assuntos de interesse da cadeia de aves e suínos. Ambos se mantêm como referência de informação aos profissionais desses setores.
O Programa Selo Biocombustível Social, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), é uma iniciativa ligada ao Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel (PNPB) que leva assistência técnica a pequenos produtores e auxilia no acesso aos mercados e no escoamento da produção, além de contribuir com a sustentabilidade da matriz energética brasileira e com a redução das emissões de gases efeito estufa e poluentes.
O apoio ao projeto se deu por meio de uma parceria entre Friboi e JBS Biodiesel. Além de garantir a compra do gado, a finalidade do projeto é a melhoria de pastagens, da gestão da propriedade, do manejo do rebanho e o aprimoramento genético por meio de assistência técnica. Juntamente com a compra do gado, a Companhia obtém sebo bovino, coproduto do processamento de carne e segunda fonte mais importante de matéria-prima para a produção de biodiesel no Brasil.
A inclusão da cadeia da pecuária no PNPB gerou estímulo à economia da região. Além disso, habilitou a JBS Biodiesel a receber o Selo Combustível Social do governo brasileiro. Desde o início da integração da atividade pecuária ao Selo, em 2017, a Companhia já adquiriu mais de 98,39 milhões de animais de 698 propriedades, em 41 municípios atendidos pelo programa na região, além de investir cerca de R$ 7 milhões em assistência técnica gratuita com foco em uma produção eficiente e responsável.
Lançado em 2020, a iniciativa Fazenda Nota 10 oferece treinamentos para uma gestão de alta performance, permitindo maximizar os resultados das fazendas de gado de corte no Brasil. Desenvolvido pela Companhia em parceria com o Instituto Inttegra, o programa é voltado aos pecuaristas em todo o país. Composto por 416 fazendas, atualmente, é o maior grupo de pecuaristas do Brasil com esse objetivo.
Com a missão de transformar o processo de produção, a iniciativa oferece aos participantes referências produtivas e financeiras relevantes à gestão e à equipe da propriedade. Tendo como aliadas a educação e a tecnologia, o projeto visa mostrar o que realmente impacta dentro do negócio e direcionar caminhos para uma pecuária mais eficiente, gerando impacto positivo na produtividade e rentabilidade. Entre os tópicos abordados estão bem-estar animal, genética, pecuária regenerativa, recursos humanos, reprodução e nutrição. Atualmente, são mais de 450 fazendas participantes do programa.