Segurança e Qualidade do Produto

(GRI 416-1; 417-1; 417-3; FP7; FP8)

A segurança dos alimentos é o coração do nosso negócio. Revisamos continuamente todos os aspectos de nossas operações diárias para garantir que fornecemos produtos nutritivos, seguros e de alta qualidade para nossos clientes e consumidores.

A segurança dos alimentos começa com a saúde e o bem-estar do animal. Independentemente do sistema de produção implantado, a saúde e o bem-estar dos animais continuam sendo prioridade, e temos o compromisso de garantir o manejo adequado aos nossos animais. Acesso os tópicos Nossos animais e Nossos fornecedores parceiros para outras informações sobe o tema.

Em nossas unidades de processamento, contamos com um programa consolidado de segurança e qualidade do produto que consiste em Procedimentos Operacionais Padrão, Procedimentos Operacionais Padrão de Saneamento, Procedimentos de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (HACCP, na sigla em inglês) e intervenções de tecnologia validadas visando eliminar ou reduzir riscos biológicos, químicos e físicos na produção e matérias-primas.

Cada um desses processos é monitorado por colaboradores treinados em segurança dos alimentos e garantia de qualidade, bem como por fiscais de órgãos públicos, em cada unidade de produção. Além disso, a inspeção e a verificação do processo por fiscais de órgãos públicos ocorrem antes que a marca de inspeção possa ser colocada nos produtos que são comercializados

 
 

Nossas abordagens regionais:

Todas as unidades de negócio seguem programas de boas práticas de fabricação; de recall, com o fornecimento de recursos de rastreamento anterior e posterior para garantir que os produtos e datas possam ser identificados adequadamente.

Coordenada pelo Diretor Global de Segurança dos Alimentos e Garantia de Qualidade, a estrutura de Segurança dos Alimentos e Garantia de Qualidade (FSQA, na sigla em inglês) foi concebida para garantir o desempenho robusto e a supervisão corporativa do mais alto nível. Sedeado nos Estados Unidos, o nosso Departamento Global de Qualidade e Segurança Alimentar (FSQA) é responsável por estabelecer diretrizes gerais, métricas e prioridades que são desdobradas em cada unidade de negócios por equipes especializadas. Essa estrutura simplificada de reporte demonstra a alta prioridade que colocamos na segurança dos alimentos e garantia de qualidade, permitindo que a JBS implemente, de forma rápida e eficiente, decisões orientadas para a ação em uma base diária, se necessário.

As melhores práticas geradas em cada unidade também são compartilhadas em toda a empresa em reuniões trimestrais promovidas pelo Departamento Global de FSQA. Essa interação constante permite que os colaboradores abordem experiências bem-sucedidas anteriores, iniciativas atuais e projetos futuros, além de estabelecer metas para garantir resultados.

Finalmente, como parte de nossas inciativas de pesquisa e inovação,investimos em laboratórios especializados em análises microbiológicas e biotecnologia em nossas unidades em todo o mundo. Ao modernizar a infraestrutura e os equipamentos utilizados, a JBS consegue que os resultados sejam cada vez mais precisos, e os tempos de análise, menores.

Treinamento e auditorias

Colaboradores em funções relacionadas recebem treinamento em sistemas de gestão de garantia de qualidade (QA) e segurança dos alimentos quando são contratados e treinamento adicional específico para o trabalho, conforme necessário. Além disso, os colaboradores de QA recebem HACCP específico, bem como treinamento adicional em segurança dos alimentos e garantia de qualidade a cada ano.

Anualmente, são conduzidas várias auditorias em segurança dos alimentos e em qualidade, realizadas por empresas de auditoria independentes e credenciadas. Em 2022, 73,3% das nossas unidades globais foram auditadas e certificadas pelo GFSI, uma das mais rigorosas auditorias relacionadas à segurança dos alimentos, o que representa um aumento de 8,8% em relação ao percentual de unidades certificadas em 2021.

Plantas certificadas pela GFSI por região (GRI 416-1)
Global 80%
Austrália 91%
Brasil 58%
Canadá 100%
Europa 100%
México 63%
Estados Unidos 100%

(SASB FP-MP_250a.2)

Produtos com avaliação de impacto na saúde e segurança em busca de melhorias (GRI 416-1)
Global 83%
Austrália 52%
Brasil 100%
Canadá NC
Europa 100%
México 100%
Estados Unidos NC

Também são realizadas auditorias e inspeções pela equipe de FSQA. Em 2022, completamos o segundo ano de coleta e apuração de dados para o Scorecard Global de Segurança dos Alimentos e Garantia da Qualidade (FSQA, na sigla em inglês), ferramenta destinada a mapear os indicadores de desempenho de nossas operações e unidades em todo o mundo, destacar conquistas e identificar áreas de melhoria, e incentivar a busca de resultados positivos e perenes. Para definir os indicadores do scorecard, a equipe global de FSQA analisou normas, requisitos e métricas relacionadas. O Scorecard analisa 12 indicadores divididos em quatro pilares prioritários: compliance regulatória, bem-estar animal e prevenção da resistência antimicrobiana, satisfação do cliente e do consumidor, e segurança e qualidade do produto.

(SASB FB-MP-250a.1)

Em caso de recall

Embora a JBS USA tenha sistemas abrangentes implantados para fornecer aos consumidores alimentos seguros e de alta qualidade, podem ocorrer situações em que um recall de produto seja necessário para proteger a saúde pública. Nesse caso, existem documentos padronizados que descrevem cada etapa a ser adotada para garantir que todos os produtos afetados sejam prontamente rastreados e removidos dos canais de distribuição. Para informar os clientes e os consumidores, é emitido um aviso que segue as diretrizes dos governos locais para a comunicação oficial do incidente.

  • Nos EUA, informações sobre recall também são publicadas nos sites FSIS ou FDA do USDA.
  • Na Austrália e Nova Zelândia, as informações de recall são comunicadas no site da Food Standards Australia New Zealand (FSANZ).
No ano de 2022, não houve nenhum recall regulatório devido a questões de segurança alimentar ou qualidade em nossas operações globais.
Os recalls são raros e a JBS se empenha para entender como eles foram causados e como prevenir futuros incidentes. Realizamos análises abrangentes de causa-raiz e compartilha os aprendizados. Como auditor independente, o GFSI verifica a eficácia das ações corretivas.

Cases:

A equipe global de FSQA (Segurança Alimentar e Garantia de Qualidade) realizou sua segunda reunião anual em Cambridge, no Reino Unido, para compartilhar melhores práticas, inovações e tecnologias, além de capacitar os líderes de FSQA por meio de educação, colaboração e formação de equipes.
Seguindo o lema deste ano - Um Time, Um Propósito - os participantes representaram sete países, abrangendo todas as proteínas (carne bovina, aves, suína, salmão e alimentos preparados). Os palestrantes abordaram tópicos como cultura de segurança alimentar, robótica, inteligência artificial e bem-estar animal. Os destaques desta edição incluíram:
  • Construção de relacionamentos sólidos entre os líderes de FSQA;
  • Colaboração e aprendizado sobre KPIs para estabelecer metas globais de ESG;
  • Estímulo a novos aprendizados e a troca de ideias por meio de visitas a instalações de produção;
  • Educação sobre tecnologias de ponta;
  • Aprendizado com palestrantes externos, promovendo uma troca de experiências sobre cultura de segurança alimentar, bem-estar animal e conceitos de inovação; e
  • Aplicação dos aprendizados em suas unidades.
Na Pilgrim’s Food Masters, os programas de higiene industrial têm como elemento central o projeto de equipamentos para mitigação de riscos microbiológicos e de patógenos.
Nesse sentido, a empresa realizou um diagnóstico higiênico de seus equipamentos de produção para garantir a identificação e eliminação de áreas de difícil acesso nas instalações ou equipamentos. Foram aplicados princípios de design higiênico, com avaliação das superfícies dos equipamentos, da facilidade e acessibilidade para a limpeza, da facilidade de drenagem e secagem dos equipamentos e das práticas de limpeza.