Saúde e Segurança
(GRI 2-23, 3-3, 403-1, 403-2, 403-3, 403-4, 403-5, 403-6, 403-7, 403-8, 403-9
SASB FB-MP-320a.1, FB-MP-320a.2)

A saúde e a segurança de nossos colaboradores são primordiais. Em todas as regiões, integramos saúde e segurança à estrutura organizacional, adaptando estratégias aos contextos locais e mantendo os padrões globais. Nossa Política Global de Saúde e Segurança serve como base para a estratégia e abordagem de gestão, promovendo o alinhamento com os requisitos regulatórios pertinentes em todos os países onde operamos. Também criamos comitês formais de saúde e segurança globais, com representação tanto da gerência quanto dos trabalhadores horistas.
Em todas as nossas operações, trabalhamos para promover uma cultura de responsabilidade que capacite cada membro da equipe a entender e praticar as diretrizes de saúde e segurança, mantendo a vigilância. Isso é reforçado pelo treinamento e desenvolvimento frequente de colaboradores em torno de nossa Política Global de Saúde e Segurança e Código de Conduta e Ética. Além disso, avaliamos regularmente a eficácia dos nossos programas conduzindo auditorias internas e de terceiros, coletando feedback e fazendo os ajustes necessários.
Em todo o mundo, a JBS tem como meta melhorar o desempenho do seu Índice Global de Segurança* em 30% até 2025, em comparação com o ano-base de 2019. Em 2024, alcançamos uma melhoria de 71%.
*Índice de Segurança = Número de lesões graves para cada 100 empregados (Fórmula: (Lesões Graves × 200.000) / Total de Horas Trabalhadas). Lesão Grave = Qualquer lesão que resulte em amputação, fatalidade, hospitalização com internação, perda de visão, queimaduras de segundo ou terceiro grau, ou fraturas que resultem em mais de quinze dias de afastamento, bem como qualquer outra lesão que resulte em mais de quinze dias de afastamento.
Embora os terceirizados independentes representem uma pequena parcela de nossa força de trabalho total, protegemos a saúde e a segurança de terceirizados, assim como fazemos com os colaboradores.
Programas de Saúde e Segurança
GRI 403-1, 403-2, 403-3, 403-4, 403-7, 403-9, SASB FB-MP-320a.1
Austrália:
A JBS Austrália enfatiza a segurança por meio de sua Política de Saúde e Segurança no Trabalho e do Framework de Segurança, que estão em conformidade com a Norma Australiana (AS) 4801, ...
Austrália:
A JBS Austrália enfatiza a segurança por meio de sua Política de Saúde e Segurança no Trabalho e do Framework de Segurança, que estão em conformidade com a Norma Australiana (AS) 4801, abordando riscos como gestão de contratados, resposta a emergências e tarefas perigosas. A Equipe de Riscos do Grupo define os padrões de governança, enquanto cada divisão conta com gerentes de operações de segurança e recursos de gestão de lesões para apoiar os colaboradores no nível do local. Comitês regulados por legislação se reúnem pelo menos 10 vezes ao ano para revisar perigos, lesões e resultados dos programas de segurança.
Brasil:
No Brasil, a JBS opera sob uma Política Integrada de Saúde e Segurança, que apoia seu Programa de Autogestão de Saúde e Segurança. Esse programa padroniza procedimentos relacionados à ...
Brasil:
No Brasil, a JBS opera sob uma Política Integrada de Saúde e Segurança, que apoia seu Programa de Autogestão de Saúde e Segurança. Esse programa padroniza procedimentos relacionados à Saúde e Segurança Ocupacional, monitorando a conformidade com requisitos legais e internos, ao mesmo tempo em que promove a melhoria contínua. Cada unidade de negócios conta com líderes dedicados de saúde e segurança que reportam à Equipe Corporativa, com equipes no nível das unidades estruturadas de acordo com a Norma Regulamentadora 4 (NR4). Além disso, todas as unidades no Brasil possuem uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), que se reúne mensalmente para tratar de melhorias de processos e participar de inspeções, mapeamento de riscos e campanhas de segurança.
Canadá:
No Canadá, nosso Sistema de Gestão de Saúde e Segurança está alinhado à legislação de Saúde e Segurança Ocupacional (OH&S) de Alberta. Além disso, nossas instalações em Alberta possuem ...
Canadá:
No Canadá, nosso Sistema de Gestão de Saúde e Segurança está alinhado à legislação de Saúde e Segurança Ocupacional (OH&S) de Alberta. Além disso, nossas instalações em Alberta possuem Certificado de Reconhecimento (COR) por meio de auditor certificado da Alberta Food Processing Association (AFPA). Por meio de uma terceira parte, o programa confirma que a JBS Canadá possui um sistema robusto para certificar que o HSMS foi desenvolvido, implementado e avaliado de acordo com os padrões provinciais de Alberta. A exigência de auditoria anual incentiva a revisão contínua e a melhoria dos sistemas de segurança, tornando a segurança uma parte proativa de nossas operações. O programa é supervisionado pelos departamentos de Serviços de Segurança e Saúde.
Europa:
As práticas de saúde e segurança na Pilgrim’s Europa são guiadas por 10 Princípios de Segurança e pelas regulamentações do Health and Safety Executive RIDDOR (Relato de Incidentes, Doenças e ...
Europa:
As práticas de saúde e segurança na Pilgrim’s Europa são guiadas por 10 Princípios de Segurança e pelas regulamentações do Health and Safety Executive RIDDOR (Relato de Incidentes, Doenças e Ocorrências Perigosas). O desempenho é impulsionado por padrões de melhoria contínua e medido com base em métricas federais, como DART, e índices internos de segurança. O Head de HSE & Risk lidera uma equipe de recursos divisionais e especialistas para implementar iniciativas de segurança em toda a empresa, com equipes adicionais nas instalações reportando-se através das estruturas divisionais para manter o alinhamento com a estratégia corporativa. Na Rigamonti, as ações de saúde e segurança são conduzidas de acordo com a legislação italiana e europeia aplicável e guiadas pelos princípios da ISO 45001, sendo que quatro unidades estão programadas para receber certificação de terceira parte em 2025. O programa é supervisionado por um grupo de gestão HSE, bem como por representantes de saúde e segurança específicos de cada unidade de negócios e médicos ocupacionais.
México:
A Pilgrim’s México promove zero acidentes e uma cultura de autocuidado e prevenção entre os colaboradores. Sua estrutura de saúde e segurança inclui equipes de gestão nacional e corporativa, ...
México:
A Pilgrim’s México promove zero acidentes e uma cultura de autocuidado e prevenção entre os colaboradores. Sua estrutura de saúde e segurança inclui equipes de gestão nacional e corporativa, sede de segurança industrial, médicos, técnicos de segurança e enfermeiros, garantindo supervisão abrangente e alinhamento com os objetivos da empresa. A Pilgrim’s México também opera um Comitê de Saúde e Segurança, que se reúne mensalmente para analisar riscos no local de trabalho, incidentes e a eficácia das medidas de segurança, com autoridade para recomendar políticas de segurança.
Estados Unidos:
Nos Estados Unidos, a JBS segue a Lei de Segurança e Saúde Ocupacional (Occupational Safety and Health – OSH) de 1970, bem como as regulamentações estaduais, federais e locais, além dos Padrões de ...
Estados Unidos:
Nos Estados Unidos, a JBS segue a Lei de Segurança e Saúde Ocupacional (Occupational Safety and Health – OSH) de 1970, bem como as regulamentações estaduais, federais e locais, além dos Padrões de Segurança da Indústria Geral da Administração de Segurança e Saúde Ocupacional (OSHA). As ações de saúde e segurança são supervisionadas por um Diretor de Serviços Compartilhados de Segurança, Saúde, Segurança Patrimonial e Trabalho, bem como pelos respectivos Diretores de Segurança de cada unidade de negócios. Diretores adicionais, gerentes e profissionais no nível das unidades supervisionam a integração das práticas de segurança nas operações diárias. Além disso, a maioria das unidades nos Estados Unidos realiza reuniões mensais dos comitês de segurança, enquanto a Pilgrim’s nos EUA conta com Representantes de Segurança de Departamento (Department Safety Representatives – DSRs), que realizam inspeções de segurança antes dos turnos e se reúnem com os Gerentes de Segurança dos Complexos.
Ações de Apoio a Saúde e Segurança
(GRI 403-2, 403-3, 403-4, 403-7)
No Brasil, os colaboradores podem utilizar a ferramenta Comunique, Importância das Oportunidades de Melhoria, dentro do Programa de Segurança e Saúde de Autogestão (PSSAG) ou denunciar riscos aos Cipeiros e Brigadistas, orientados pelas legislações NR1 e NR9.
Nos USA, podem denunciar condições inseguras por meio do RH ou da equipe de segurança, da OSHA, dos quiosques ou do aplicativo JBS Connect. A JBS Austrália oferece opções de denúncias por meio de líderes, representantes de RH, responsáveis pela segurança da unidade, comitês de saúde e segurança ou pelo aplicativo CooEe. A Pilgrim’s México permite denúncias por meio de supervisores, equipes de segurança, caixas de sugestões ou canais anônimos.
A Pilgrim’s U.S. utiliza seu programa Go for Zero Hero para ajudar a incentivar colaboradores em todos os níveis a compartilhar a responsabilidade pela segurança. Os membros da equipe podem enviar um formulário de observação de segurança no aplicativo Connect em seus telefones durante os intervalos, notificando a liderança local de segurança e operações sobre o problema suspeito. Eles podem ganhar prêmios e receber reconhecimento do RH local por seus esforços. Esses mecanismos capacitam colaboradores em todo o mundo a se manifestar caso percebam um ato ou condição insegura, para que possamos abordar os riscos de forma rápida e eficaz. A política da nossa empresa proíbe retaliações e enfatizamos a importância das denúncias para o sucesso da nossa organização. Qualquer ocorrência de retaliação contra um funcionário por tais ações resultará na demissão imediata da pessoa envolvida na retaliação. Como precaução final, informamos aos membros da equipe que eles têm o direito de se retirar de qualquer situação que considerem insegura.
Em todas as nossas operações, os principais indicadores de segurança são informados semanalmente a todos os chefes de RH, segurança, operações e presidentes de unidades de negócios. Todos os supervisores operacionais devem realizar várias observações de segurança a cada semana e intervir com treinamento oportuno para evitar atos, condições ou lesões inseguras.
A JBS USA fez progressos significativos em direção às suas metas de segurança, melhorando seu Índice de Segurança em 11,6% de 2023 a 2024. A região lançou uma estratégia de cinco anos focada na eliminação de lesões graves, reduzindo lesões ergonômicas em 50% e fortalecendo sua cultura de segurança. Em 2024, a JBS USA alcançou uma redução de 6,5% nas lesões graves e uma redução de 15,1% nas taxas de dias afastados, restritos ou transferidos (DART, na sigla em inglês), demonstrando o impacto de sua abordagem proativa.
A JBS Austrália superou as expectativas, alcançando uma redução de 68% em seu Índice de Segurança em comparação ao ano-base de 2019, indo muito além de sua meta para 2024. As principais iniciativas incluem a implementação de Regras de Segurança no Trabalho, a realização de avaliações de risco psicossocial, a revisão de EPIs e a modernização de pátios de indução de gado para minimizar a interação entre humanos e animais. Essas ações resultaram em uma redução de 50% nas lesões graves em 2024, demonstrando a eficácia de suas estratégias de gerenciamento de riscos.
A Pilgrim’s México priorizou o desenvolvimento de uma cultura focada na segurança ao implementar medidas preventivas de saúde, especialmente para membros da equipe com doenças degenerativas. A região implantou dispositivos para melhorar a segurança no local de trabalho e obteve reduções marcantes nas taxas de acidentes entre 2020 e 2024.


Capacitação e Educação
GRI 403-5
Oferecemos capacitação frequente em saúde e segurança para minimizar lesões e doenças ocupacionais em nossas instalações. Esta capacitação abrangente inclui orientação para novos colaboradores, instruções específicas para o trabalho e tarefas, reuniões de segurança departamentais e cursos regulares de atualização. Todos os membros da equipe recém-contratados devem concluir um treinamento em sala de aula e específico para o departamento, oferecido em vários idiomas para promover acessibilidade.

Promovendo a Saúde e o Bem-estar no Local de Trabalho
GRI 403-6, SASB FB-MP320a.2
A JBS se dedica a apoiar a saúde e o bem-estar dos nossos colaboradores por meio de serviços médicos abrangentes, programas de promoção da saúde e iniciativas de cuidados preventivos. Em nossas operações globais, a JBS fornece acesso a serviços de saúde ocupacionais e não relacionados ao trabalho, oferecendo aos colaboradores recursos para manter seu bem-estar físico e mental.
Nos EUA, muitas unidades contam com Clínicas de Saúde Ocupacional, com uma equipe de profissionais médicos licenciados, oferecendo atendimento gratuito para lesões e doenças ocupacionais. A JBS Austrália promove saúde e bem-estar por meio de programas de intervenção precoce para lesões ocupacionais e não relacionadas ao trabalho, seguro de saúde privado com desconto e um aplicativo de bem-estar que fornece acesso remoto a serviços de orientação, dieta, exercícios e suporte financeiro. A empresa também organiza exames de saúde, incluindo exames dermatológicos e de pressão arterial, para incentivar cuidados preventivos. A Pilgrim’s México oferece serviços de pronto atendimento na unidade para necessidades médicas imediatas, exames de saúde regulares e campanhas de vacinação.
Estudo de Caso:
A Observação Comportamental ajuda a identificar desvios de práticas seguras durante a execução de tarefas. Líderes e gerentes aplicaram essa ferramenta regularmente ao longo do ano para ajudar a proteger a segurança de suas equipes. O sistema Comunique se concentrou na prevenção de acidentes, incentivando colaboradores e terceirizados a denunciar proativamente riscos e condições inseguras. Essa iniciativa fomentou o engajamento e o comprometimento em todos os níveis da JBS Brasil, reforçando nossa dedicação para 2024 em manter um ambiente de trabalho seguro.