Nossa Abordagem e Estratégia de Sustentabilidade

(GRI 2-22)

Na JBS, estamos nos esforçando para definir o padrão da indústria alimentícia para produção de alimentos de forma rentável e sustentável para uma população em crescimento. Isso significa fortalecer a atuação sustentável e a resiliência, não apenas de nossas próprias operações, mas contribuir para a sustentabilidade da cadeia de abastecimento como um todo, ao mesmo tempo em que ajudamos nossos clientes a atingir suas metas de sustentabilidade.

Para concretizar essa visão, desenvolvemos uma Estratégia Global de Sustentabilidade que reflete nossas conexões com a cadeia de suprimentos e aborda nossos temas materiais de sustentabilidade. Essa estratégia orientará as ações da empresa em temas ambientais, sociais e de governança e servirá como a estrutura abrangente por meio da qual todos os nossos programas e iniciativas de sustentabilidade serão desenvolvidos.

Nossa Estrutura de Governança de SustentabilidadeNosso Global Chief Sustainability Officer (CSO) lidera os esforços de sustentabilidade da empresa e se reporta diretamente ao CEO Global. Sob a direção do CSO, uma estrutura global de sustentabilidade da JBS foi construída nos últimos anos para coordenar melhor nossas ações de sustentabilidade em toda a empresa e acelerar nosso progresso em direção às principais prioridades.
A equipe é composta por gestores globais e regionais para equilibrar supervisão, controle e consistência com propriedade, flexibilidade e velocidade. Os Líderes Regionais de Sustentabilidade são responsáveis ​​por engajar suas respectivas operações e cadeias de valor localmente para criar um sistema agrícola mais sustentável. Eles reportam diretamente à liderança de suas unidades de negócios e indiretamente ao CSO. Em paralelo, uma equipe corporativa global centraliza os esforços de monitoramento, coleta, contabilidade e relatórios de dados da empresa, reportando diretamente ao CSO. Essa estrutura foi criada para desenvolver uma estrutura global de excelência sustentável da qual toda a empresa se beneficiará. Em nível executivo, a estrutura também apoia o Comitê de Responsabilidade Socioambiental, que aconselha o Conselho de Administração sobre riscos e oportunidades de sustentabilidade.
Nossa Materialidade e Engajamento dos Stakeholder(GRI 2-29; 3-1, 3-2)
Em alinhamento com nossa estratégia global de sustentabilidade e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS da ONU), a JBS realizou uma análise robusta de materialidade percepções dos principais stakeholders internos e externos, bem como das diferentes circunstâncias de nossas operações ao redor do mundo. Os temas mais críticos foram categorizados em quatro grandes temas materiais:
  • Integridade do Produto
  • Responsabilidade Social
  • Gestão Ambiental
  • Bem-estar Animal
Esses temas materiais foram revisados pela última vez em 2019, por meio de uma pesquisa com a liderança da JBS e clientes selecionados em nossas operações globais. O feedback foi analisado usando uma metodologia de construção de consenso que não envolveu ponderação ou priorização.

Uma pesquisa de acompanhamento foi conduzida em 2022 e revelou que os principais temas de interesse dos stakeholders eram emissões, desmatamento e saúde e segurança dos colaboradores, em conformidade com nossa avaliação de 2019. Com base nesse trabalho, conduzimos uma extensa análise de lacunas do desempenho e das divulgações da JBS em relação a framworks e padrões de sustentabilidade, como a Global Reporting Initiative (GRI), a Corporate Sustainability Reporting Directive (CSRD), o Carbon Disclosure Project (CDP), entre outros.

Os insights desses processos serviram como referências importantes para conectar nossa matriz de materialidade aos tópicos prioritários globais e aprimorar a abordagem de nossa equipe de sustentabilidade em 2023. Além disso, os resultados foram revisados com os líderes globais da JBS em Recursos Humanos, Ética e Conformidade, Segurança dos Alimentos e Garantia da Qualidade, Bem-estar Animal e outros departamentos para aumentar a conscientização e co-desenvolver estratégias de melhoria.

Entender nossas prioridades, desafios e oportunidades nos permite implementar uma abordagem informada para gerenciar e avançar continuamente nossa estratégia de sustentabilidade. Além de avaliar o desempenho do passado, examinamos as frameworks e regulamentos futuros relevantes para nosso setor para nos prepararmos ao atendimento dessas lacunas. Em 2024, iniciaremos uma avaliação de dupla materialidade das nossas operações globais.

Para acomodar a lista crescente de indicadores de desempenho que monitoramos, começamos a transição de nossos processos internos de coleta e relatórios para uma plataforma globalmente alinhada chamada Envizi®. Uma vez totalmente implementado em 2024, o sistema capturará e gerenciará nossos dados de sustentabilidade quantitativos e qualitativos em um único sistema de registro em nossas operações globais.

Engajamento de stakeholders

(GRI 2-29)

O engajamento e a colaboração com nossos stakeholders sempre desempenharão um papel fundamental em nossas estratégias organizacionais e de sustentabilidade. Nossa equipe de sustentabilidade mantém um diálogo contínuo com os stakeholders da JBS para entender melhor como podemos contribuir, ouvir ativamente, antecipar necessidades e gerar influência positiva além da nossa empresa. À medida que nossas unidades de negócios determinam suas próprias metas, políticas e procedimentos consistentes com nossa estratégia global de sustentabilidade e em conformidade com os padrões apropriados para seus respectivos países e indústrias, elas também se engajam com stakeholders localmente com base em relacionamentos legítimos.

Oferecemos vários canais de comunicação por meio dos quais o feedback dos stakeholders pode ser fornecido, incluindo:

  • Sites de empresas e marcas
  • Canais de atendimento ao cliente
  • Webinars trimestrais de ESG organizados conjuntamente pelas equipes de Relações com Investidores e Sustentabilidade da JBS *novidade em 2023
  • Linha Ética
  • Plataformas de mídia social como LinkedIn, Instagram e Facebook
  • Equipes de comunicação interna e externa

Acreditamos que os desafios atualmente enfrentados pela agricultura global exigem colaboração total da cadeia de valor para identificar abordagens escaláveis e sustentáveis que priorizem a melhoria contínua e a redução de impactos. Como tal, somos membros ativos e participamos de muitas associações comerciais e de sustentabilidade, bem como grupos de trabalho externos baseados na indústria, associações e iniciativas relacionadas ao tema. Os principais exemplos incluem a Global Roundtable for Sustainable Beef (GRSB), o World Economic Forum (WEF), a Global Food Safety Initiative (GFSI), a Plataforma Sustainable Agriculture Initiative (SAI) e muito mais. Uma lista completa dessas organizações está disponível em nosso site.