Transporte

Parte integrante do programa de bem-estar animal em cada unidade de produção, o transporte dos animais na JBS é conduzido em veículos, próprios e terceirizados, projetados para promover o bem-estar animal.

O preparo evita contusões e minimiza o estresse dos animais ao longo do percurso, do embarque ao desembarque. Quando aplicável, a distância e tempo máximo de transporte também são predefinidos, assim como procedimentos para descanso, alimentação e fornecimento de água – em conformidade com os prazos. A Companhia investe constantemente em projetos de melhoria e modernização dos veículos de transporte de animais, assim como na renovação da frota própria, tudo para aumentar a segurança e o conforto dos animais durante o transporte.

Os motoristas que transportam gado são auditados diariamente para verificar a adesão às normas de manejo humanitário da JBS USA e, dependendo do país, às Diretrizes de Transporte do PAACO/NAMI, da CFIA e do Governo australiano – Transporte Rodoviário de Gado e RSPCA, Red Tractor ou QMS.

 
 

Nossas abordagens regionais:

Cases:

Referência no transporte de animais vivos, a JBS Transportadora criou o Uboi, serviço inovador de transporte de gado entre fazendas, confinamentos, leilões e frigoríficos. O Uboi é um aplicativo que viabiliza a participação de pecuaristas de pequeno, médio e grande porte em um sistema qualificado de transporte, contribuindo com o bem-estar animal e o crescimento da cadeia produtiva do setor de alimentos, ao oferecer visibilidade em tempo real do transporte de bovinos.
Atualmente estão cadastrados mais de 1.100 veículos, que rodam por todo o país.
A divisão agrícola da Pilgrim’s UK, em parceria com a National Farmers Union UK (NFU), realiza estudos sobre o impacto das condições de temperatura ambiental no bem-estar dos suínos durante o transporte. Em 2022, a Pilgrim’s Pride colaborou em um projeto da NFU que monitorou as temperaturas dos suínos durante o transporte.
O projeto nasceu em resposta a uma consulta anterior sobre bem-estar no transporte do Departamento de Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais do Reino Unido (DEFRA), que propôs limitar o tempo de viagem dos animais por serem excedidas as temperaturas mínimas e máximas. O projeto foi realizado por um grupo de trabalho setorial com a participação da Associação Britânica de Processadores de Carne (BMPA na sigla em inglês) e outras empresas de processamento de suínos, ovinos e bovinos. A Pilgrim's UK forneceu dados dos monitores de temperatura de bordo dos reboques durante um período com previsão de tempo frio. Os motoristas também preencheram questionários online informando o número de suínos transportados, os pontos de partida e chegada das rotas, o tempo de viagem, a temperatura ambiente registrada no carregamento e descarregamento, e eventuais problemas relacionados ao bem-estar animal no carregamento ou descarregamento. As informações foram enviadas de forma anônima e serão apresentadas pela BMPA ao setor assim que forem coletados dados suficientes tanto em clima quente quanto frio.