Transporte
Parte integrante do programa de bem-estar animal em cada unidade de produção, o transporte dos animais na JBS é conduzido em veículos, próprios e terceirizados, projetados para promover o bem-estar animal.
O preparo evita contusões e minimiza o estresse dos animais ao longo do percurso, do embarque ao desembarque. Quando aplicável, a distância e tempo máximo de transporte também são predefinidos, assim como procedimentos para descanso, alimentação e fornecimento de água – em conformidade com os prazos. A Companhia investe constantemente em projetos de melhoria e modernização dos veículos de transporte de animais, assim como na renovação da frota própria, tudo para aumentar a segurança e o conforto dos animais durante o transporte.
Os motoristas que transportam gado são auditados diariamente para verificar a adesão às normas de manejo humanitário da JBS USA e, dependendo do país, às Diretrizes de Transporte do PAACO/NAMI, da CFIA e do Governo australiano – Transporte Rodoviário de Gado e RSPCA, Red Tractor ou QMS.
Nossas abordagens regionais:
Austrália:
O transporte para nossas instalações de carne bovina, ovina e suína na Austrália é feito de acordo com as Normas e Diretrizes de Bem-Estar Animal da Austrália - Transporte Terrestre de Animais...
Austrália:
O transporte para nossas instalações de carne bovina, ovina e suína na Austrália é feito de acordo com as Normas e Diretrizes de Bem-Estar Animal da Austrália - Transporte Terrestre de Animais (Australian Animal Welfare Standards and Guidelines - Land Transport of Livestock). Essas normas não estabelecem requisitos específicos para a duração de viagens, mas exigem que sejam considerados: a classe e a condição do gado; as condições climáticas e das estradas; paradas planejadas para descanso e recuperação; e o tempo sem alimentação e água.
Na Huon, adotamos regras internas para as condições de qualidade da água durante o transporte de peixes. Também controlamos as densidades de estocagem para o transporte, e os motoristas dos caminhões controlam os níveis de oxigênio dissolvido durante o trajeto. Garantimos o cumprimento das normas da RSPCA para o transporte de peixes, o que é atestado por auditorias externas.
Brasil:
Na Seara, são estabelecidas distâncias máximas ou tempos de viagem específicos entre as fazendas e as unidades de processamento para garantir o conforto dos animais. Os veículos circulam...
Brasil:
Na Seara, são estabelecidas distâncias máximas ou tempos de viagem específicos entre as fazendas e as unidades de processamento para garantir o conforto dos animais. Os veículos circulam preferencialmente pelos melhores acessos, considerando sempre distância, tempo de viagem e velocidade no percurso. As distâncias médias realizadas são de 56 km para as aves e 61 km para os suínos.
A Friboi tem controles e metas de originar animais de fazendas próximas às suas unidades, estrategicamente localizadas. Na Friboi, o raio médio é de 222 km, com tempo médio de transporte de 6.5 horas. Em 2023, 73% das viagens duraram menos de 8 horas. Os motoristas de transporte de animais são obrigados a assinar uma declaração semelhante àquela assinada pelo pessoal das unidades de processamento, no qual atestam o conhecimento da Política de Bem-Estar Animal. As diretrizes de bem-estar animal da JBS Brasil para motoristas terceiros estão contempladas no respectivo contrato de prestação de serviço.
Canadá:
As unidades de produção de carne bovina e suína no Canadá também exigem que todos os transportadores apresentem documentação que demonstre sua compreensão e adesão às diretrizes da JBS...
Canadá:
As unidades de produção de carne bovina e suína no Canadá também exigem que todos os transportadores apresentem documentação que demonstre sua compreensão e adesão às diretrizes da JBS e a certificação junto à Canadian Livestock Transport (CLT). O manejo inadequado de gado resulta em ações corretivas imediatas e pode ocasionar ao parceiro a proibição permanente do transporte futuro de gado para a unidade.
Europa:
A Pilgrim’s Europe Chicken evita o transporte de aves por longas distâncias, estando a maioria das granjas localizada dentro de um raio de 50 km de suas instalações de processamento de carne in natura. Com temperaturas baixas...
Europa:
A Pilgrim’s Europe Chicken evita o transporte de aves por longas distâncias, estando a maioria das granjas localizada dentro de um raio de 50 km de suas instalações de processamento de carne in natura. Com temperaturas baixas, são adicionados painéis laterais e frontais às gaiolas de transporte para manter o aquecimento. Já em períodos de calor, outras medidas são tomadas, como a diminuição do número de aves por gaiola, sombreamento e uso de ventiladores e aspersores com o intuito de minimizar o estresse térmico. Alinhada às práticas de bem-estar animal apropriadas para cada região, a empresa também busca minimizar o tempo que as aves permanecem nas gaiolas. Métricas de bem-estar animal no manejo e transporte de aves também são monitoradas.
Na Pilgrim’s Europe, as unidades de produção de suínos e ovinos exigem que os animais sejam transportados em seus grupos sociais, e os caminhões de suínos são equipados com plataformas elevatórias para que o carregamento produza o menor nível de estresse possível. Os reboques dos caminhões são forrados com palha e, nos meses de verão, quantidades adicionais de água são fornecidas. O tempo de transporte tem a duração média de jornada de quatro horas, e nenhum animal deve permanecer em trânsito para unidades de produção da Pilgrim’s Europe por mais de oito horas.
México:
Com temperaturas baixas, são adicionados painéis laterais e frontais às gaiolas de transporte para manter o aquecimento. Já em períodos de calor, outras medidas são tomadas, como...
México:
Com temperaturas baixas, são adicionados painéis laterais e frontais às gaiolas de transporte para manter o aquecimento. Já em períodos de calor, outras medidas são tomadas, como a diminuição do número de aves por gaiola, sombreamento e uso de ventiladores e aspersores com o intuito de minimizar o estresse térmico. Alinhada às práticas de bem-estar animal apropriadas para cada região, a empresa também busca minimizar o tempo que as aves permanecem nas gaiolas. Métricas de bem-estar animal no manejo e transporte de aves também são monitoradas.
Estados Unidos:
As unidades de produção de carne bovina e suína nos Estados Unidos exigem que todos os transportadores apresentem documentação que demonstre sua compreensão e adesão às diretrizes da JBS...
Estados Unidos:
As unidades de produção de carne bovina e suína nos Estados Unidos exigem que todos os transportadores apresentem documentação que demonstre sua compreensão e adesão às diretrizes da JBS e a certificação junto à aos programas Beef Quality Assurance Transportation (BQAT) e National Pork Board’s Transport Quality Assurance (TQA). O manejo inadequado de gado resulta em ações corretivas imediatas e pode ocasionar ao parceiro a proibição permanente do transporte futuro de gado para a unidade.
Com temperaturas baixas, são adicionados painéis laterais e frontais às gaiolas de transporte para manter o aquecimento. Já em períodos de calor, outras medidas são tomadas, como a diminuição do número de aves por gaiola, sombreamento e uso de ventiladores e aspersores com o intuito de minimizar o estresse térmico. Alinhada às práticas de bem-estar animal apropriadas para cada região, a empresa também busca minimizar o tempo que as aves permanecem nas gaiolas. Métricas de bem-estar animal no manejo e transporte de aves também são monitoradas.
A JBS USA Carriers é responsável por fornecer transporte seguro para mais de 1,5 milhão de cabeças de gado por ano. A prioridade é garantir o manejo humanitário durante o carregamento, possibilitar uma viagem segura, tanto para motoristas quanto para animais, e minimizar o estresse do gado durante o descarregamento nas unidades. O treinamento da equipe é baseado no programa BQAT, que é amplamente reconhecido como o padrão da indústria para a formação de motoristas de caminhão.
A JBS USA Carriers, juntamente com a Five Rivers Cattle Feeding (a maior parceira da JBS USA na área de produção) e suas equipes de bem-estar animal, fornece aos motoristas treinamento de manuseio de animais e segurança. O treinamento da equipe é baseado no programa BQAT, que é amplamente reconhecido como o padrão da indústria para a formação de motoristas de caminhão nos EUA.