Economia Circular

Na JBS, estamos trabalhando para aplicar conceitos estratégicos de economia circular em nossas operações para reduzir, reutilizar, recuperar e reciclar materiais e energia em sistemas de circuito fechado e minimizar o descarte e o desperdício. Isso não só da origem a novas oportunidades de negócios para nossa empresa, mas também soluções disruptivas que contribuem para a perenidade das atividades. Faz parte, portanto, do nosso modelo de negócios, influenciando a tomada de decisão de longo prazo.

Por exemplo, o processo de "renderização" — que é a reutilização de subprodutos de carne não consumidos que, de outra forma, iriam para o lixo — é um componente importante, mas frequentemente negligenciado, da sustentabilidade alimentar. De acordo com a North American Renderers Association (NARA), a carne, os ossos, o couro e outros materiais de refugo que muitos consumidores consideram não comestíveis são recuperados e reciclados em mais de 8,6 milhões de toneladas métricas de gordura, óleo e proteína a cada ano por meio da renderização. Desviar esses materiais de aterros sanitários e outros métodos de descarte de forma responsável ajuda a reduzir o desperdício de alimentos, diminuir as emissões de GEE e devolver água limpa aos cursos d'água naturais. Além disso, muitos materiais são reaproveitados de forma responsável em novos produtos valiosos, como combustíveis sustentáveis.

Nas últimas duas décadas, a JBS implementou uma série de iniciativas para transformar de forma sustentável subprodutos não comestíveis produzidos em nossas operações em biodiesel, nutracêuticos, sabões, ração animal e muito mais.

Embalagens e resíduos orgânicos gerados durante o processamento da JBS também são transformados em novas embalagens para uso nas operações da JBS e fertilizantes para venda, respectivamente. De acordo com essa estratégia, a JBS tem duas unidades de negócios no Brasil dedicadas aos princípios da economia circular: JBS Couros e JBS Novos Negócios.

 
 

JBS Couros

Com presença global e operações em quatro continentes, a JBS Couros produz mais de 55.800 peças de couro por dia para venda nos estágios wet blue, wet white, semiacabado e acabado no processamento de couro. A empresa opera principalmente em três grandes mercados: automotivo, móveis e calçados. Ela também fornece soluções de processamento que incorporam inovação, logística e controle da cadeia de valor para ajudar a melhorar a qualidade e a consistência do produto, bem como a ergonomia e a automação industrial.

Ao transformar peles de animais em couro por meio do curtimento, criamos um material com várias aplicações úteis. Nesse sentido, também priorizamos o impacto ambiental e a redução de resíduos, pois qualquer matéria-prima não utilizada precisaria ser incinerada ou descartada em aterros sanitários.

JBS Novos Negócios

Os sistemas de circuito fechado para reciclagem de resíduos podem desempenhar um papel importante na viabilidade de longo prazo das operações. A JBS Novos Negócios é um grupo de empresas que cria valor a partir de fluxos de resíduos tradicionais, convertendo subprodutos e resíduos do processamento de proteína animal em produtos de valor agregado, como biodiesel, colágeno, tripas naturais, fertilizantes, nutracêuticos, produtos de cuidados pessoais e muito mais, que são vendidos no Brasil e em outros 50 países. A JBS Novos Negócios está promovendo inovação, eficiência e práticas sustentáveis de acordo com os princípios da economia circular.

Nossas Soluções:

Higiene e Beleza

Como líder na produção de sabonetes feitos de sebo bovino e outras matérias-primas para o segmento B2B no Brasil, o negócio H&B (Higiene e Beleza) tem capacidade de produção de mais de 1 bilhão de unidades por ano.

Saúde

Nosso negócio Genu-in usa couro bovino para produzir peptídeos de colágeno de alto desempenho para mercados nutracêuticos e gelatinas para indústrias alimentícias e farmacêuticas. Nosso negócio Orygina também fornece produtos para a indústria farmacêutica, centros de pesquisa e outros mercados focados em tecnologia e científicos.

Ambiental

A Ambiental desenvolve produtos e soluções a partir de resíduos industriais sólidos a ainda gerencia e trata itens não recicláveis, rastreando seu ciclo de vida e garantindo que sejam descartados adequadamente. A Biopower é líder brasileira na transformação de resíduos orgânicos gerados pelo processamento de gado, como sebo bovino e óleo de cozinha usado em biodiesel. Anualmente, produz aproximadamente 550 milhões de litros de combustível limpo e evita aproximadamente 910 mil toneladas métricas de emissões de GEE por meio da Certificação RenovaBio.

Alimentos

Nosso negócio Novapron converte colágeno bovino em soluções proteicas de alto funcionamento que melhoram a textura, o rendimento e a estabilidade de alimentos. Também desenvolve soluções inovadoras em ingredientes para vários setores da indústria alimentícia. Casings também é líder global na produção de tripas de origem animal para salames, salsichas e muito mais.

Agronegócio

Nosso negócio Campo Forte produz uma linha completa de fertilizantes a partir de resíduos orgânicos, usando eficiências e práticas baseadas na economia circular.

Embalagens

Como uma empresa líder em embalagens metálicas para aerossóis e alimentos 4.0 no Brasil, a Zempack possui três unidades de produção com capacidade combinada para produzir mais de 1 bilhão de embalagens por ano. A operação apoia a Prolata, uma associação brasileira sem fins lucrativos dedicada à logística reversa, em direção a um objetivo compartilhado de promover a economia circular e a sustentabilidade em toda a nossa cadeia de valor.

Commodities

A Co-Trade é especializada na venda de mais de 950 mil toneladas métricas de óleos, gorduras e produtos químicos anualmente, atendendo a vários segmentos de mercado diferentes por meio de instalações de tancagem estrategicamente localizadas nos principais portos do Brasil.

Transporte

Nossa transportadora brasileira, a TRS, tem sua própria frota de caminhões para ajudar a garantir o transporte seguro de animais vivos, couro, carga seca, contêineres e outros bens. A frota da TRS é renovada a cada três anos pela empresa Renova, nosso negócio dedicado à renovação de frotas. Além disso, nossa transportadora também tem o Uboi, que é um serviço oferecido via aplicativo pela JBS para transporte de animais vivos. Ela tem motoristas treinados, um centro de monitoramento 24 horas e certificações relevantes de bem-estar animal (veja Nossos Animais para mais informações). Visando diversificar nossa frota, temos a No Carbon, nossa frota de caminhões elétricos no Brasil, especializada no transporte de produtos congelados e refrigerados.

Logística reversa

A JBS promove a reciclagem e o reaproveitamento de resíduos de embalagens pós-consumo em nossa cadeia de suprimentos como forma de reduzir o impacto dos aterros sanitários e do consumo de matéria-prima. Em 2023, a JBS Brasil apoiou projetos de logística reversa alinhados à Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pela Lei nº 12.305 de 2 de agosto de 2010, por meio de parcerias com o Programa Prolata, o Programa Pragma da Recupera e o Eureciclo. Além disso, outros projetos desenvolvidos em colaboração com a Ambiental para melhorar a segregação de materiais recicláveis estão em andamento. Visite nosso site para saber mais sobre a Ambiental.

Estudos de Casos:

A Biopower, subsidiária da JBS produtora de biocombustíveis no Brasil, foi reconhecida em 2023 como a empresa mais eficiente na emissão de créditos de descarbonização (CBIOs) no segmento de biodiesel. Os CBIOs representam cada tonelada de CO2 que não foi emitida na produção, distribuição ou consumo de biocombustível.
A Biopower recebeu a conquista em novembro de 2023 no DATAGRO Green Excellency Awards, que avaliou o trabalho de 37 empresas para a categoria. Para definir os premiados, a organização classificou as usinas que oferecem CBIOs de acordo com o sistema Benri Ratings, que considera quanto biocombustível precisa ser produzido para gerar um certificado CBIO. As usinas que geraram um crédito a partir de menos produção foram consideradas mais eficientes.
A Ambiental, negócio da JBS cujo núcleo é a transformação de resíduos plásticos em produtos de alto valor agregado, investiu na inovação de um novo produto – botas de PVC reciclado.
O negócio converte resíduos plásticos de PVC (policloreto de vinila) em botas que podem ser usadas nas unidades de processamento da JBS em conformidade com as normas regulatórias de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) do Brasil.
O programa “Óleo Amigo”, criado pela Biopower, empresa da JBS produtora de biodiesel, cresceu quase 15% em 2023, arrecadando 4,5 milhões de litros de óleo de cozinha.
Com o objetivo de promover a educação ambiental e incentivar a adoção da economia circular, mais de 30 milhões de litros de óleo já foram coletados e transformados em biocombustível após oito anos de existência do programa. Atualmente, o programa brasileiro tem atividades centralizadas em Lins, interior de São Paulo e Curitiba, capital do Paraná, mas atinge um total de 87 municípios dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina.